Vivemos na era do relativismo. Na esfera da fé, isso traduz-se num pensamento que se encontra popularizado: há muitos caminhos que levam a Deus. Deus é sempre o mesmo, embora os caminhos que levam a Ele possam ser diferentes. Cada um deve seguir o seu caminho, seja ele qual for.

Queremos neste pequeno texto chamar a sua atenção para o erro e as perigosas consequências dessa concepção da fé, chamando a sua atenção para aquele que é o verdadeiro e único Caminho. Todos os caminhos são iguais?

A primeira coisa que precisamos de entender é que nem todos os caminhos (filosofias, religiões, práticas espirituais) levam a Deus. Mesmo que sejam trilhados com sinceridade e de boa mente. A Bíblia diz: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Prov. 14:12). Como saber então qual é o caminho que nos conduz a Deus e à vida eterna?

Essa pergunta foi feita directamente a Jesus por um discípulo, Tomé: "Como podemos saber o caminho?" (João 14:5). Jesus podia ter respondido: "qualquer caminho é bom"; "todos os caminhos levam ao mesmo destino"; "escolhe o caminho em que te sentires melhor"... Mas não foi essa a resposta de Jesus. A sua resposta foi simples e clara: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

O caminho é Jesus

Porque é que Jesus é o caminho?

Em 1º lugar, porque Ele é Deus que se fez homem. A Bíblia diz a respeito de Jesus Cristo: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:1,14). Por isso Ele pode ligar a terra e os céus, o homem e Deus. Não há ninguém mais que tenha este poder.

Em 2º lugar, porque o Deus-homem morreu na cruz por nós. O homem estava eternamente separado de Deus pelo seu pecado, mas agora Cristo reconcilia-nos com o Pai. "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação" (2 Cor. 5:19). O caminho para Deus está aberto!

Não há outro caminho

Jesus enfatizou: "Ninguém vem ao Pai senão por mim". Mais tarde, o apóstolo Pedro disse algo equivalente: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). O apóstolo Paulo escreveu também: "Há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos" (1 Tim. 2:5-6). Em quem acreditar?

De um lado estão aqueles que acham que há muitos caminhos ou que qualquer caminho serve para alcançar a Deus. Do outro lado está a voz do Deus da Bíblia, a palavra do próprio Cristo, dos apóstolos e dos cristãos, que há dois mil anos proclamam que só há um caminho para Deus e a vida eterna: Jesus Cristo. Em quem é que vai acreditar?

A sua resposta a esta questão é muito importante. O seu destino eterno depende dessa escolha. Ouça o que Jesus Cristo diz:

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" (João 3:36).

‘Clama a mim e eu responderei e te direi coisas grandiosas e insondáveis que não conheces’. (Jeremias 33:3)