A Igreja Evangélica Maranata [IEM] foi constituída oficialmente em 1978, na cidade do Porto, com o nome Missão Evangélica Maranata. Está filiada à Aliança Evangélica Portuguesa. Como tal, comungamos dos princípios fundamentais do cristianismo evangélico (leia mais sobre as nossas Bases de Fé). Alguns aspectos do nosso funcionamento:

OBJECTIVOS

• Despertar o maior número possível de portugueses para a fé em Jesus Cristo, uma fé simultaneamente viva e esclarecida.
  • Contribuir para a edificação do Corpo de Cristo em Portugal, preparando o povo de Deus para a volta iminente do Senhor Jesus Cristo.

MODELO DA IGREJA

Tal como a generalidade das igrejas evangélicas, o nosso modelo é a Igreja apostólica ou "primitiva", tal como se encontra registado no Novo Testamento. Procuramos, de modo prático, viver a experiência da Igreja como Corpo de Cristo.

REUNIÕES DE CULTO

Temos reuniões frequentes, cuja duração em regra não excede 1 hora. Cada culto tem um tempo destinado ao louvor e adoração a Deus, à pregação e estudo da Bíblia e à oração uns pelos outros. Procuramos que as reuniões sejam vivas mas sóbrias e equilibradas, procurando prestar a Deus um verdadeiro "culto racional".

OUTRAS ATIVIDADES DA IGREJA

• Trabalho de Senhoras: inclui assistência espiritual e social a viúvas, enfermos e idosos;
  • Trabalho de Jovens;
  • Ensino para Crianças e Adolescentes;
  • Encontros e Seminários de formação bíblica, visando sobretudo a preparação de obreiros;
  • Trabalho de Evangelização.

LIDERANÇA DA IGREJA

O ministério é leigo, não profissional. Todos os líderes da Igreja (pastores, diáconos ou obreiros) exercem as suas profissões, cooperando na Igreja de modo voluntário.

ORIENTAÇÃO DOUTRINÁRIA

O nosso entendimento doutrinário e experiência como Igreja identificam-nos com as igrejas evangélicas, no que respeita às grandes doutrinas bíblicas da fé; e, em particular, com as igrejas pentecostais, no que concerne sobretudo à operação do Espírito Santo na Igreja (baptismo com o Espírito Santo, ministérios e dons espirituais).